quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Feliz aniversário


Esta é primeira crônica que escrevi. Não pensei que fosse tão divertido e fácil assim. Não revisei o texto antes de postar,por favor ,critiquem ^^
abraço gurizada


Rogério Luis Beninca
Crônica

Feliz aniversário

Inferno astral ,segundo a crença popular nos astros é o período dos trinta dias que antecedem a data de seu aniversário. Nessa época, para os que acreditam, fica-se mais sensível e tudo parece dar errado. Parece que a coisa não vai.
Para os que acreditam. Não que eu seja um desses seres crédulos que saem por aí acreditando em tudo que é Santo Expedito que se ganha no centro. Mas sim, acho que é válido se ter em que acreditar. Jesus cristo, budismo, taoísmo, orixás, princesa Daiana, qualquer coisa está valendo, contanto que reconforte. No meu caso tentei usar a lógica como justificativa, observando como as coisas se desenrolam no meu mês de inferno astral . A data em que resolvi nascer : reveillon.
Veja se não parece sensato. Em dezembro todo mundo corre. É correria pra tudo que é lugar. Se você vai no banco a fila é mais infinita do que o normal. Com a função do décimo terceiro salário todos resolvem pôr as contas em dia. Todo mundo vai no banco, como se o que o fosse acabar não fosse o ano, e sim o mundo. Como se precisasse estar com as contas em dia para o juízo final.
Para piorar: o mês é mais curto, tem dois feriados. O natal vale por dois: se comemora um dia antes e no próprio dia. E o reveillon em si, cujo feriado é no dia seguinte, no ano seguinte, mas nada funciona no dia. Exceto supermercados, também com filas infinitas e com o adicional de não se ter lugar para se estacionar.
E daí tem as compras de natal. E a lista gigante das pessoas que não se pode esquecer de dar presentes. Para cada um da lista, um presente diferente, de uma loja cheia diferente, em uma fila gigante diferente. Pior se deixar para a última hora, a fila vai ser mais gigante, beirando o infinito. Mas é tão difícil não deixar para a última hora, visto que o tempo passa mais rápido em dezembro, quando se vê, acabou. A grana para os presentes(décimo) só sai lá pelo dia 20 ( ou seja, em cima da hora). Sempre acaba ficando alguém da lista de fora .Inferno.
Dizem que o inferno (pelo menos o mais famoso deles) arde em chamas. Bom, sem querer exagerar, mas aqui do hemisfério sul em dezembro a temperatura chega bem perto disso. E piora a cada ano, cada vez mais quente. Para um amante do inverno, do frio, da serra gaúcha é no mínimo uma piada de mal gosto da mãe fazer aniversário no verão. E sabe o que se encontra na estrada quando se tenta ir à praia no final de semana em dezembro? Engarrafamento, ou seja, outra fila.
Completando o quadro, quem faz aniversário no reveillon faz só meio aniversário, às vezes nem isso. Parentes e amigos estão muito mais preocupados nas cidras e na ceia do que no seu bolo de aniversário. Dificilmente alguém lembra da sua existência após o almoço, o negócio é a concentração para o ritual de “vai te embora ano”. Usando a lógica, ou a mística, é ou não é um mês infernal ? Sinceramente, prefiro deixar a mística de lado e acreditar que todos, no mundo inteiro, abrem champanhes e soltam fogos para comemorar meu aniversário. Feliz ano novo .

Um comentário:

Anônimo disse...

Hahah, adorei. ^^

;***